Circuitos AC - Resistivo, capacitivo e indutivo.

Simbologias e unidades

Simbologia

Unidade

símbolo

Resistor

Ohm

Capacitor

Farad

Indutor

Henry

L

Nota: Todos os componentes representam uma oposição à passagem da corrente elétrica.

As grandezas, fórmulas e unidades.

Componente

Z x I

q       XL está 90º à frente de R;

q       XC está 90º atrás de R;

q       A soma fasorial das várias formas de oposição a passagem da corrente elétrica da uma resultante chamada impedância (z).

Representação fasorial

Circuito resistivo indutivo - RL

Circuito resistivo capacitivo - RC

Importante:

q       Z é a oposição total da corrente elétrica;

q       f é o ângulo entre a tensão total e a corrente total ou a defasagem do circuito.

q       Em circuitos onde houver as três grandezas, ou seja, R, L e C devemos fazer XL – XC, vejamos:

Importante:

q       Se o resultado XL – XC for positivo então o circuito é mais indutivo que capacitivo e o ângulo f será positivo;

q       Já se o resultado for negativo implica em um circuito mais capacitivo que indutivo e o ângulo f será negativo.

Representações em circuitos AC resistivos, indutivos e capacitivos.

Circuito AC puramente resistivo

Em circuitos puramente resistivos a tensão (v) e a corrente (i) caminham juntas, então diz-que a corrente e a tensão estão em fase.

Circuito AC puramente capacitivo

Em circuitos puramente capacitivos a tensão caminha 90º atrás da corrente, então diz que a tensão esta atrasada 90º com relação à corrente, então diz-que, há defasagem entre elas é de 90º.

Circuito AC puramente Indutivo

Em circuitos puramente indutivos, a tensão caminha 90º a frente da corrente, então diz que a tensão esta adiantada 90º com relação à corrente, então diz-que há defasagem entre elas é de 90º.

Referências bibliográficas:

q       Gussow, M. Eletricidade básica. São Paulo: Schaum McGraw-Hill,1985.

q       Boylestad, R. L. Introdução à analise de circuitos. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004.

q       http://www.mspc.eng.br/

q       http://www.geocities.com/romulo1954/Cursos.html#elebasicaca

É sábio olhar para trás, pois é avaliando a tortuosidade de nossas pegadas que poderemos garantir um caminho reto para o futuro.

www.clubedaeletronica.com.br

Clube da eletrônica – Eletricidade

Autor: Clodoaldo Silva – Circuitos AC - Resistivo, capacitivo e indutivo – versão: 11Mar2006.